A proposta privilegiará a história de Niterói como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, do turismo e dos processos educacionais no município, a partir da reunião dos esforços de professores e alunos do Instituto de História da UFF, dos habitantes da cidade e da comunidade escolar da rede municipal de ensino de Niterói. Pretende-se, por um lado, fomentar a pesquisa acadêmica sobre a história do município, com especial atenção para a questão da cidadania, bem como voltar-se para a produção de conteúdos a serem divulgados em plataformas digitais (como site e aplicativo) que abordem a história desse espaço urbano por intermédio da narrativa dos diversos grupos sociais que o forma. O site, além de atender ao público diversificado, terá um direcionamento especial para o público escolar, tanto alunos quanto professores, com indicação, dentre outros, de documentos históricos da cidade de Niterói que possam ser trabalhados na educação fundamental. Já o aplicativo, destinar-se-á ao público em geral, com possibilidade de o usuário interagir com o espaço histórico da cidade e sua memória, contemplando, de modo efetivo, a população local e os turistas, que poderão utilizar tal ferramenta para conhecer um pouco mais sobre esse espaço. Objetiva-se, dessa forma, produzir uma memória afetiva sobre o passado e a histórica recente da cidade, desenvolver o sentido social de seu pertencimento e, finalmente, a elaboração de uma história plural. Esse esforço, além de valorizar a história local resultará, também, no estímulo ao turismo de memória na cidade.
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Niterói
Contemplado no edital Print-Capes, o projeto, intitulado Imigração, Mundos do Trabalho e Desigualdades Sociais, reúne pesquisadores dos PPGs em História, Ciência da Informação, Educação e Arquitetura da UFF. A organização do grupo de pesquisa se processará pela identificação de dois eixos de inserção no tema das “Desigualdades globais e sociais”: Eixo 1- História e Eixo 2- Arquitetura. No primeiro eixo serão tratados os processos, situações e agentes relacionados aos estudos sobre imigração, observados a partir das lentes dos mundos do trabalho e da constituição histórica das desigualdades sociais. Trata-se, portanto, de identificar os ritmos e dimensões temporais dos fenômenos de imigração. No segundo eixo, identificam-se os espaços e formas de ação dos sujeitos nos espaços e territórios de fronteira e de entrada, com especial atenção ao estudo da região portuária e áreas contíguas como lugares de consciência em que a tensão social e a desigualdade social se acentuam. Ambos os eixos se entrecruzam na compreensão espaço temporal dos fenômenos migratórios, dos deslocamentos humanos, organização dos mundos do trabalho e situações de desigualdade.
Financiador(es): Print-Capes