Linhas de pesquisa
-
Cidadania e identidades
Esta linha visa pensar a nação e a nacionalidade brasileiras diante da viabilidade do país no concerto das nações capitalistas a partir do século XIX. Pretende igualmente analisar a formação/participação do trabalhador/cidadão em um país marcado pela escravidão, onde as teorias racistas excluíram gradativamente o negro do mercado de trabalho e incluíram os chamados, a grosso modo, brancos, sendo estes em geral imigrantes europeus.
-
Cidadania, direito e justiça
Esta linha tem como objetivos pensar os aspectos da cidadania a partir de uma reflexão sobre a constituição do direito e sua prática na justiça, na passagem do século XIX para o século XX. Liga-se especificamente ao projeto de identificação da documentação da Justiça Federal - RJ -, que está sendo realizado em conjunto com o Núcleo de Documentação da UFF.
-
Migrações e Identidades
Esta linha de trabalho visa fornecer levantamento de fontes sobre migrações e a construção de diferentes identidades, facilitando a defesa, e reguardo os direitos dos migrantes protegendo a história e a memória destas comunidades no Brasil, resgatando os seus valiosos patrimônios imateriais. Contribui para a formação da cultura e da identidade brasileiras e fornece subsídios para políticas públicas que contemplem direitos de cidadania dos migrantes e o reconhecimento de signos identitários.